quarta-feira, 25 de maio de 2011

Cultura para juventude da Agricultura Familiar

Coordenador Geral da FETRAF-CE Júnior e Cleonice Back da FETRA SUL


Em audiência no Ministério da Cultura a Secretária Morgana Eneile atendeu cerca de 20 integrantes da Fetraf Sul e Fetraf Brasil. As reivindicações foram difusão de atividades culturais nas comunidades rurais, entre os pontos específicos a criação de Bibliotecas e videotecas Rurais, bandas musicais e estrutura para montagem de centros culturais nas comunidades do interior. Todas estas atividades com incentivo do Governo Federal para promover o acesso a cultura e ao lazer.

No diálogo, Douglas e Cleonice Back da FETRAF SUL apresentaram as atividades do III Acampamento da Juventude da Agricultura Familiar. A sucessão é o que mais preocupa entre os pontos levantados no acampamento. No encontro foi sugerida a criação de um Kit Cultura itinerante que pudesse levar cinema e teatro as comunidades rurais.

Os representantes da FETRAF explicaram que a maioria dos jovens agricultores nunca assistiu a uma peça de teatro ou foram ao cinema, por isso foi solicitado o apoio de infra-estrutura para gerar espaços de cultura ou centros culturais. Locais para a manifestação cultural que auxiliariam na manutenção do jovem no campo.

Morgana aceitou as sugestões e pediu da Fetraf uma contra partida que seria um levantamento das realidades culturais locais, em que os projetos já existentes pudessem ser ampliados para o meio rural, ou mesmo fosse possível utilizar espaços comunitários para atividades culturais de forma sistematizada: “Nesta nova gestão percebemos que o ministério teve muitos avanços, mas que o meio rural não foi contemplado, agora estamos articulando todas as políticas de cultura sob a óptica do meio rural e isso muda toda a forma de pensar os projetos”. Morgana explicou que neste sentido foram lançados os editais dos “Micro projetos culturais”, que são instrumentos para “pessoa física”. Os projetos como a gravação de CD, registro cultural ou eventos, podem ser contemplados através do edital. O teto de cada projeto é de 8 mil Reais e será lançado um novo edital ainda em 2011.

A partir da audiência, a idéia é lançar editais específicos para agricultura. O Ministério da Cultura poderá incentivar ainda o calendário cultural de eventos FETRAF BRASIL, que será repassado ao ministério. Morgana explicou que está em fase de criação de projetos inter-relacionados entre juventude e cultura que deverá contemplar a agricultura familiar. Nos próximos dias serão encaminhados os projetos dos encontros nacional e regionais da juventude fetrafiana para apreciação do ministério.



colaboração: jornalismo Fetraf Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário