quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Brasil apresenta Plano Brasil Sem Miséria a países Ibero-americanos


O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) apresentou nesta segunda-feira (24), em Salvador, o Plano Brasil Sem Miséria a representantes de países ibero-americanos, durante reunião do Comitê Intergovernamental do Programa Ibero-americano de Cooperação em Gestão Territorial (Proterritórios). O secretário executivo adjunto do MDA, Carlos Guedes, e o Secretário de Desenvolvimento Territorial, Jerônimo Rodrigues, representaram o ministério no evento.

Carlos Guedes apresentou a estratégia do governo brasileiro para superar a pobreza extrema no pais por meio do Plano Brasil Sem Miséria. Para o meio rural, o Plano prioriza a inclusão produtiva destas famílias, concentradas no semiárido nordestino, com assistência técnica diferenciada, fomento para atividades produtivas e foco na segurança alimentar, geração de renda e melhoria das condições de vida. “A meta até 2014 é promover a inclusão social e produtiva de 255 mil famílias que vivem no meio rural. Este ano, 52 mil famílias estão sendo atendidas diretamente".

Guedes tratou como fundamental para tirar as famílias da invisibilidade social e assegurar direitos utilizar experiências consolidadas e ações articuladas com governos estaduais, municipais e sociedade civil. "A nossa escolha para o meio rural de iniciar o Brasil Sem Miséria pelos territórios Rurais e da Cidadania nos dá segurança de alcançar os objetivos do Plano devido à experiência e acúmulo de acões articuladas dentro dos territórios".

Jerônimo Rodrigues enfatizou a prioridade do governo federal de investir na política territorial em projetos que tenham relação com a superação da extrema pobreza.

Estiveram presentes na reunião os governos da Espanha, México, Argentina, Guatemala, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Bolívia, e Brasil. El Salvador e Peru participaram por meio de videoconferência. O evento também contou com a participação, como convidados, do vice-ministro de Desenvolvimento Rural do Ministério da Agricultura do Equador, Miguel Carvajal Aguirre, e do representante do IICA no Brasil, Manuel Otero.


fonte: MDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário