sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Superintendente Nacional da SUHAR participa do encerramento da Capacitação sobre Cooperativismo em Chapecó/SC



Nesta quinta-feira (27) ocorreu o quarto e último dia da Capacitação sobre Cooperativismo e Gestão de Cooperativas Habitacionais, promovido pela Cooperhaf em parceria com a Fetraf Brasil e Fetraf-Sul/Cut e apoio da Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SDT/ MDA).



No encerramento do evento, além dos participantes conhecerem como funciona os setores de Tecnologia Social e Projetos, de Tecnologia da Informação, de Comunicação e a Secretaria Geral, contaram com a visita da Superintendente Nacional de Habitação Rural (Suhar) da Caixa Econômica Federal, Noemi Aparecida Lemes, e ainda com os gerentes da Caixa Regional Oeste Olir Heuvico Dal Cin e Wilson Argenton.

Os representantes da Caixa apresentaram o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR Minha Casa Minha Vida), expuseram as regras, o funcionamento, as metas e ainda sanaram dúvidas dos participantes de 16 estados da base da Fetraf Brasil que pretendem desenvolver habitação rural.

Para a presidente da Cooperhaf, Liane Vitali Kothe, a participação da Caixa Econômica Federal foi um dos momentos mais importantes da Capacitação, pois a Caixa é quem executa o programa e é uma grande parceira da cooperativa.

No encerramento o coordenador da Fetraf-Sul/Cut, Celso Ludwig, agradeceu a presença de todos e ressaltou afirmando que “o pontapé inicial foi dado, agora cada estado deve absorver o que aprendeu, adequar a sua realidade e pensar no agricultor familiar, razão pela qual todos se reuniram para desenvolver habitação em seus estados”.

Vale ressaltar que participaram do evento lideranças sindicais, cooperativistas e técnicos de diversas áreas de atuação, vindos da Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Tocantins.

O curso ocorreu na Associação Estadual de Mulheres Camponesas de Santa Catarina – AEMC/SC e teve como objetivo capacitar as lideranças e as equipes técnicas com instrumentos metodológicos que possibilitem o desenvolvimento dos trabalhos nos diferentes processos que envolvem o tema da habitação. Além disso, visou qualificar tecnicamente as equipes, buscando melhorar o desenvolvimento dos trabalhos nos diferentes estados do país.

Durante o período de capacitação foram abordados assuntos como organização sindical, importância da agricultura familiar, políticas públicas, habitação rural e cooperativismo.

FONTE: Assessoria de Imprensa COOPERHAF

Nenhum comentário:

Postar um comentário