quinta-feira, 27 de outubro de 2011

No terceiro dia de capacitação do Curso de Cooperativismo em Chapecó/SC, participantes realizam visitas



No terceiro dia da Capacitação sobre Cooperativismo e Gestão de Cooperativas Habitacionais, que acontece entre os dias 24 a 27 em Chapecó (SC), os participantes realizaram diversas visitas técnicas, em Chapecó.

Durante todo o dia os representantes dos 16 estados visitaram as sedes da Fetraf-Sul/CUT, da Cooperhaf Matriz, da Cooperhaf filial Santa Catarina, do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Sintraf). Nestes locais, eles puderam conhecer a estrutura, funcionamento, gestão e encaminhamentos políticos e técnicos das entidades. Além destas visitas, puderam conhecer o Mercado Público Municipal e alguns pontos turísticos de Chapecó.



Para o diretor de política agrícola da FETRAF/PARÁ, Nonato de Sousa, a realidade de sua cidade é completamente diferente. “O curso que estamos fazendo é um complemento do que a gente quer fazer nos Estados, esse é o grande desafio”, diz Sousa.

A Coordenadora da Secretaria de Mulheres da FETRAF-BRASIL, Viviane Pereira de Oliveira, afirma que as mulheres estão conquistando seus espaços na Agricultura Familiar (AF). “Já temos mulheres na direção, temos potencial forte e estamos descobrindo que somos capazes de fazer acontecer”, diz ela. A coordenadora salienta ainda que o sul do Brasil tem uma cultura importante, que é o coletivo e que todos trabalham juntos.

Vale ressaltar que participam do evento lideranças sindicais, cooperativistas e técnicos de diversas áreas de atuação, vindos da Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Tocantins.

O curso acontece na Associação Estadual de Mulheres Camponesas de Santa Catarina – AEMC/SC e tem como objetivo capacitar as lideranças e as equipes técnicas com instrumentos metodológicos que possibilitem o desenvolvimento dos trabalhos nos diferentes processos que envolvem o tema da habitação. Além disso, visa qualificar tecnicamente as equipes, buscando melhorar o desenvolvimento dos trabalhos nos diferentes estados do país.

Durante o período de capacitação estão sendo abordados assuntos como organização sindical, importância da agricultura familiar, políticas públicas, habitação rural e cooperativismo.

O evento é organizado pela Cooperativa de Habitação dos Agricultores Familiares (Cooperhaf), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SDT/ MDA) e com a Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetraf).



FONTE: Assessoria de Imprensa Cooperhaf e Fetraf-Sul/Cut

Nenhum comentário:

Postar um comentário