Distante cerca de 70 Km de Natal, o Vale do Punaú é distrito do município de Rio do Fogo e, segundo informações extra-oficiais, é a maior área produtora de Jerimum do RN. Por safra, são cerca de 250 hectares plantados e uma produção estimada entre 4 mil e 4,5 mil toneladas. Há pelo menos três anos, o “inverno” provoca, no entanto, perdas na região.
O presidente da Associação dos Produtores, João Batista Bandeira Gomes, explica que o problema é que os rios Punaú e Piranhas acabam transbordando com o excesso de chuvas e a água inunda a área. “Os rios são assoreados. E é por isso que ocorre os alagamentos”, diz ele, acrescentando que nenhuma providência foi tomada até agora para evitar que o problema se repita. E pegue os agricultores de surpresa. “Estamos sem saber o que fazer”.
O agricultor Domingos Dantas do Nascimento, 61, é um dos que, até ontem, estavam nessa corrida. Ele planta jerimum há 35 anos em Punaú e há três anos seguidos sofre com as perdas. Nesta safra, 100% dos 10 hectares que cultivou foram alagados. A área, plantada no final de outubro de 2010, deveria render ao menos 80 mil Kg. “Agora, estou tentando salvar pelo menos 10 mil Kg, mas talvez ninguém queira comprar, já que estava tudo dentro d´água”. A plantação de milho, que era feita consorciada com a do jerimum, também ficou comprometida. “Perdi tudo”, lamenta ele.
Fonte: www.tribunadonorte.com.br, 28/01/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário