quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Homenagem a José Alencar reúne Dilma Rousseff e Lula


São Paulo (AE) - Em cerimônia que reuniu partidos adversários, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), entregou ontem a Medalha 25 de Janeiro ao ex-vice-presidente José Alencar. O evento foi o primeiro encontro público da presidenta Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva após a posse. Debilitado, Alencar chegou de cadeira de rodas acompanhado por uma equipe de médicos. O ex-vice-presidente, emocionado, admitiu que chorou ao saber que Dilma e Lula estariam juntos na homenagem. “Eles vieram e eu achava que não poderia deixar de vir”, disse Alencar.José Alencar recebe homenagem da presidenta Dilma Rousseff e do ex-presidente LulaDiante de parentes e políticos de diversos partidos, o ex-vice-presidente discursou sentado e disse que não está totalmente recuperado, mas que “está bem melhor”. “São 90 dias de internação, exceto dois dias em Brasília e um dia no meu apartamento, em São Paulo”, justificou, ao lembrar que, durante o tratamento contra o câncer, teve enfarte, edema pulmonar e até hemorragias. Alencar agradeceu o carinho de Kassab e do governador Geraldo Alckmin (PSDB). “Para mim, (a homenagem) é uma honra muito grande”, afirmou.

Bem-humorado, o ex-vice-presidente brincou com os convidados. “Os discursos devem ser como vestido de mulher. Não devem ser nem tão curtos que nos escandalizem, nem tão longos que nos entristeçam.” Alencar destacou que, mesmo com as dificuldades, o tratamento evolui. “Se eu morrer agora, é um privilégio para mim porque a situação está tão boa que não tem como melhorar, está todo mundo orando por mim. Seja qual for o resultado, será uma vitória nossa.”

Durante o discurso de 9 minutos e 40 segundos, Alencar dispensou o texto que havia preparado, por preferir “falar com o coração”. De improviso, ele contou que, fora da Vice-Presidência, já não anda com os tradicionais batedores da segurança e que, por isso, tem observado a cidade e seus carros luxuosos, o que, na opinião dele, é uma prova de que o País vai bem.

Além de Dilma e Alencar, estavam no palco montado o governador paulista, Geraldo Alckmin (PSDB), e o vice-presidente, Michel Temer (PMDB), com quem o prefeito Kassab mantém conversas sobre a troca de partido. Ontem, os dois conversaram rapidamente na presença de Alckmin.

Médicos vão decidir se tratamento pode ser em casa São Paulo (AE) - Após a cerimônia de homenagem na sede da Prefeitura de São Paulo, o ex-vice presidente José Alencar conseguiu autorização dos médicos para passar o dia em seu apartamento nos Jardins, zona sul da capital paulista. O cardiologista Roberto Kalil Filho, chefe da equipe médica do Hospital Sírio-Libanês que trata do ex-presidente, permitiu que Alencar almoçasse e passasse o restante do dia em casa. No início da noite os médicos fariam uma avaliação do seu estado de saúde para definir se Alencar dará continuidade ao tratamento em casa ou no hospital.

Alencar deixou ontem o hospital pela primeira vez desde 22 de dezembro, quando sofreu uma hemorragia abdominal e foi internado às pressas. Ontem pela manhã, o ex-vice-presidente recebeu a Medalha 25 de Janeiro, um reconhecimento da Prefeitura de São Paulo ao seu mérito pessoal e serviços prestados ao município. “A cidade é muito grata por tudo o que o senhor tem feito pelo Brasil ao longo de sua vida”, disse o prefeito Gilberto Kassab (DEM) em discurso. Durante seu discurso, Alencar fez uma agradecimento especial aos médicos que autorizaram sua participação no evento. “Tenho recebido de todos os médicos que me prestam serviço no Hospital Sírio-Libanês uma atenção que não tenho como pagar”, disse o ex-presidente.

Para uma plateia de governistas e oposicionistas, Alencar agradeceu as orações de todos por sua saúde. “Eu tenho que fazer a minha parte, estou lutando para não morrer. E estamos vencendo, com a força de todos e com a força de Deus.”

Alencar é referência nacional, diz presidenta São Paulo (AE) - Durante evento em homenagem ao ex-vice-presidente José Alencar, a presidenta Dilma Rousseff, que visitou São Paulo pela primeira vez desde que assumiu o governo, ressaltou ontem que o País está no rumo certo graças à parceria entre ele e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Ele (Alencar) foi um parceiro nessa trajetória”, afirmou Dilma, diante de uma plateia que reuniu adversários históricos.

O prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab (DEM), e o governador Geraldo Alckmin (PSDB), foram mais diplomáticos com a presidenta. No discurso, Alckmin cumprimentou Dilma e destacou “a alegria de recebê-la em São Paulo”. Ele desejou também “um grande mandato” a ela. Já Kassab agradeceu a participação de Dilma no evento, apesar de ter cometido a gafe de ter se referido a ela como “querida vice-presidente”. “A sua presença em São Paulo valoriza demais essa homenagem que preparamos ao José Alencar.”

Dilma, que falou mais que o homenageado (10 minutos e 45 segundos), não poupou elogios ao “espírito empreendedor e cívico” do ex-vice-presidente. A presidenta destacou que Alencar se tornou importante para todos os brasileiros, “que vivenciaram a luta tenaz de um homem que sobrevive com honradez e dá exemplo de dignidade”. Dilma também lembrou que ele virou uma referência nacional por “sair de baixo e construir um império econômico sem perder seu compromisso com o País”.

A presidenta afirmou também que a homenagem dela se estendia à mulher de Alencar, Mariza Gomes da Silva, e a toda a família dele pelo apoio que dão ao ex-vice-presidente. “A dona Mariza é uma grande mulher por trás de um grande homem que é José Alencar “ Como ex-chefe da Casa Civil, Dilma lembrou que Alencar e Lula não têm diploma universitário e disse que fizeram um “grande governo”.

“Ele (Alencar) foi um excelente vice-presidente ao lado de um grande presidente”, afirmou, ao ressaltar que Alencar foi o vice que mais ocupou a Presidência da República, nos oito anos de governo. Dirigindo-se a Alckmin e Kassab, a presidenta comprometeu-se em manter parceria entre os governos federal e do Estado e Prefeitura. A Kassab, ela disse: “Vamos continuar investindo em São Paulo.”

Fonte: www.tribunadonorte.com.br, 26/01/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário