quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS: BARACK OBAMA, VEM AO BRASIL EM MARÇO DE 2011

Ex-Presidente do Brasil Lula e o Presidente dos Estados Unidos Barack Obama


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fará sua primeira visita oficial ao Brasil em março, quando será recebido em Brasília pela presidenta Dilma Rousseff. Os temas do encontro entre os chefes de Estado e a agenda de Obama no Brasil ainda estão sendo discutidos por diplomatas dos dois países, segundo informações divulgadas ontem. A agenda ainda está sendo fechada, assim como não há uma definição de datas, mas a ideia é que as reuniões ocorram na segunda quinzena de março.

De acordo com as informações, a reunião incluirá temas que vão desde os programas de transferência de renda até questões de energia, investimentos em projetos do pré-sal, comércio exterior, direitos humanos e mudanças climáticas, além da crise cambial e do desenvolvimento sustentável. Negociadores norte-americanos e brasileiros preparam a agenda de discussões. Inicialmente, eles organizam as conversas de Dilma e Obama em duas fases: uma em que todos participam - os presidentes e assessores - e outra em que apenas os dois conversam.Em geral, segundo assessores, as reuniões a sós entre chefes de Estado duram cerca de uma hora.

Barack Obama desembarcará em Brasília com uma comitiva que deve reunir ministros, assessores e empresários. Do lado brasileiro, Dilma também estará acompanhada de assessores. A comitiva norte-americana inclui representantes do Tesouro, do Departamento de Estado (o equivalente ao Ministério das Relações Exteriores) e autoridades das áreas de segurança nacional, energia e meio ambiente.

Os governos do Brasil e dos Estados Unidos já sinalizaram que estão entre as prioridades as propostas de uso de energia limpa e recursos renováveis. Do lado norte-americano, houve ainda indicação sobre articulações para as parcerias de projetos do pré-sal e ações de cooperação para os países pobres, em especial o Haiti.


Fonte: www.diariodenatal.com.br, 26/01/2011

2 comentários:

  1. Tem que vim mesmo e tirar essa burocrácia absurda de VISTO para entrar nos USA.... Muito preconceito!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ele está de olho é no nosso Petróleo.
    Você acha, que está se preocupando na burocracia do visto pra entrar em seu país?

    ResponderExcluir