sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Governo Rosalba assegura programa Garantia Safra para 2011



Na tarde desta sexta-feira, 27, aconteceu na Câmara Municipal São Paulo do Potengi, o lançamento do Garantia Safra 2011 pelo secretário de Estado da Agricultura Pecuária e da Pesca, Betinho Rosado.

O Programa Garantia-Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familia - Pronaf, criado para os agricultores que sofrem a perda de safra por motivo de seca ou excesso de chuvas. Recebem pagamentos os agricultores dos municípios participantes em que é detectada perda de pelo menos 50% da produção de algodão, arroz, feijão, mandioca e milho.

De acordo com dados da Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte - Emater, o Estado conta com 25.298 agricultores familiares que podem ser contemplados com o benefício. Desses, 5.160 estão na região do Potengi. O diretor geral da Emater, Ronaldo Cruz, aproveitou a ocasião para reafirmar em nome da governadora, a parceria da Emater com os agricultores familiares do estado.

O secretário de Agricultura de São Paulo do Potengi, Neilson Azevedo, elogiou a adesão ao programa para o ano de 2011, mas disse que torce para que o benefício não precise ser utilizado esse ano. "Nossos agricultores já começaram a plantar e tomara que dê tudo certo", ressalvou.

O secretário de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca - Sape, Betinho Rosado, frisou a importância dessa ação para o Brasil e disse que a luta por melhorias na lei que trata sobre a garantia safra começou há mais de 8 anos, em 2002. De acordo com o secretário, a Garantia Safra é um mecanismo permanente que garante renda ao agricultor no caso de acontecer o pior. "É um projeto do Governo Federal ao qual o Governo Estadual aderiu para garantir renda aos agricultores caso as colheitas sejam perdidas. O governo passado também aderiu, mas não honrou o compromisso do pagamento, isso foi um sofrimento para quem plantou e não conseguiu colher", comentou Betinho Rosado.

De acordo com o secretário da Sape, o programa é muito importante para combater a pobreza rural e a exclusão social. "o objetivo da nossa visita aqui é mostrar aos agricultores os esforços que a governadora Rosalba Ciarlini está empreendendo para melhorar a vida do camponês".

No Rio Grande do Norte 15 milhões de reais estarão garantidos para os agricultores familiares cadastrados pelo programa. Estavam presentes na solenidade diretores e representantes da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN - Emparn, Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN - Idiarn, Emater e agricultores.

FONTE:http://www.rn.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário