sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Mineiro diz que não há consenso para 1ª secretaria da Assembleia

DEPUTADO ESTADUAL DO PT RN, FERNANDO MINEIRO


Deputado Fernando Mineiro garante que nome não foi escolhido ainda e disputa pode ir para o voto
Mesmo com o cargo do 1º se­cre­tá­rio da As­sem­bleia Le­gis­la­ti­va sendo dado como certo para Her­ma­no Mo­rais (PMDB) e Poti Ju­nior (PMDB), o de­pu­ta­do es­ta­dual Fer­nan­do Mi­nei­ro (PT) diz que nome só será de­fi­ni­do mesmo no dia 1º de fe­ve­rei­ro, dia da vo­ta­ção para es­co­lha da Mesa Di­re­to­ra.

Mi­nei­ro usou a ma­no­bra pee­me­de­bis­ta de ficar com a 1º se­cre­ta­ria como ar­gu­men­to para a falta de con­sen­so. "Nem o pró­prio PMDB con­se­guiu en­con­trar um con­sen­so entre os qua­tro de­pu­ta­dos que al­me­jam o cargo. Não há um nome con­sen­sual para dizer que já é o 1º se­cre­tá­rio. Quem vai de­ci­dir o cargo será o ple­ná­rio no dia da vo­ta­ção", ana­li­sou.

No iní­cio da se­ma­na, o PMDB en­ca­mi­nhou os qua­tro nomes, que além de Poti e Her­ma­no, tam­bém cons­tam Gus­ta­vo Fer­nan­des e Nél­ter Quei­roz, para o líder do PMN, Ri­car­do Motta es­co­lher um nome para pos­tu­lar o cargo. A ideia foi de apro­xi­mar ainda mais os dois par­ti­dos como uma al­ter­na­ti­va de ga­ran­tir a 1ª se­cre­ta­ria com o PMDB, já que Motta é o nome de con­sen­so para pre­si­dir a Mesa, e evi­tar qual­quer tipo de dis­pu­ta in­ter­na no par­ti­do.

A ar­ti­cu­la­ção ter­mi­na in­ter­fe­rin­do nos pla­nos de Rai­mun­do Fer­nan­des, atual 2º se­cre­tá­rio, que ainda tenta articular-se para via­bi­li­zar a can­di­da­tu­ra para o cargo de 1º. Uma al­ter­na­ti­va para Rai­mun­do é a ma­nu­ten­ção da ca­dei­ra de 2º se­cre­tá­rio como forma de abri­gar o in­de­pen­den­te PMDB na base go­ver­nis­ta.

A opo­si­ção tam­bém se man­tém viva na dis­pu­ta pelo cargo, ra­ti­fi­can­do ainda mais a idéia de Mi­nei­ro de "falta de con­sen­so". O de­pu­ta­do es­ta­dual Gus­ta­vo Car­va­lho (PSB) ainda tenta via­bi­li­zar sua can­di­da­tu­ra para o cargo, como uma al­ter­na­ti­va de man­ter a tra­di­ção de al­ter­nân­cia de po­de­res da Casa entre o go­ver­no e a opo­si­ção. Gus­ta­vo tem o apoio di­re­to de sua ban­ca­da, com­pos­ta por qua­tro de­pu­ta­dos: Már­cia Maia, La­ris­sa Ro­sa­do, Tomba e ele mesmo, além de apoio di­re­to de Mi­nei­ro, co­ta­do para ser líder da opo­si­ção.

Fon­tes go­ver­nis­tas re­ve­la­ram que o PMN e o DEM devem ten­tar ne­go­ciar com o PSB para aco­mo­dar Gus­ta­vo Car­va­lho na 1ª vice-presidência, posto antes ocu­pa­do por Már­cia Maia, atual pre­si­den­te. Mas o ar­ran­jo ter­mi­na­ria indo con­tra os de­se­jos do recém-eleito Tomba, que quer o cargo como forma de re­pre­sen­ta­ti­vi­da­de po­lí­ti­ca do bloco dos no­va­tos for­ma­do por Dibs­son Nas­ser (PSDB) e Fábio Dan­tas (PHS). Bloco esse, que pode ser fun­da­men­tal nas ar­ti­cu­la­ções go­ver­nis­tas para a apro­va­ção de pro­je­tos e que quer um cargo na Mesa Di­re­to­ra, não im­por­tan­do qual seja.

Decisão

Fon­tes re­ve­la­ram ao COR­REIO DA TARDE que Poti Jú­nior já está de­fi­ni­do como nome es­co­lhi­do para as­su­mir o cargo. Poti teria o apoio de toda a ban­ca­da da si­tua­ção e seria elei­to in­de­pen­den­te dos votos da opo­si­ção.

Mas fon­tes tam­bém re­pas­sa­ram que Her­ma­no pode ter­mi­nar sendo o es­co­lhi­do por Motta. Já que ele é um dos orien­ta­dos po­lí­ti­cos do de­pu­ta­do fe­de­ral Hen­ri­que Eduar­do Alves (PMDB), pre­si­den­te es­ta­dual da le­gen­da, e que para man­ter o bom re­la­cio­na­men­to com Hen­ri­que, Motta ter­mi­na­ria op­tan­do por um po­lí­ti­co ele. No caso, Her­ma­no Mo­rais.

O certo é que o nome con­ti­nua em aber­to e que vá­rias ne­go­cia­ções ainda serão rea­li­za­das até a pró­xi­ma terça-feira (1º).

Candidatos a 1º secretário

Poti Junior (PMDB)
Hermano Morais (PMDB)
Gustavo Fernandes (PMDB)
Nélter Queiroz (PMDB)
Raimundo Fernandes (PMN)
Gustavo Carvalho (PSB)


Fonte: http://www.correiodatarde.com.br/editorias/correio_politico-60615

Nenhum comentário:

Postar um comentário